Direto ao ponto: Domain Driven Design

Brenno de Moura 🏳️‍🌈
2 min readJun 20, 2023

--

Como parte do meu Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), tenho me dedicado a estudar a teoria dos conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira como desenvolvedor Swift. Este artigo detalha os meus estudos com base no livro de Domain Driven Design.

Primeiras impressões

Um dos pontos mais interessantes do livro foi a padronização da comunicação da equipe ao utilizar os nomes dos padrões de projeto utilizados. Quando todos os membros da equipe, incluindo o Product Owner (PO) e o Scrum Master (SM), conhecem o significado de cada modelo de padrão que compõe o projeto, durante uma discussão técnica todos conseguem acompanhar e contribuir positivamente para a construção do projeto.

O segundo ponto, igualmente fundamental, está na importância de definir o domínio e o modelo no desenho da solução. Começar o projeto pensando primeiro em construir o domínio, entendendo os modelos que compõem o núcleo, acelera a idealização da arquitetura e o desenvolvimento contínuo do projeto.

Após a leitura do livro e a absorção de seu conteúdo, pude notar diferenças pessoais durante discussões com a equipe e também na construção de projetos paralelos. De fato, pensar nos modelos, na construção dos dados e suas regras de manipulação antes de implementar a interface do usuário e demais códigos, auxilia tanto na velocidade de desenvolvimento quanto na qualidade final entregue.

Considerações finais

Os conceitos apresentados pelo livro “Domain-Driven Design” são extremamente valiosos e podem contribuir significativamente para o crescimento profissional. No entanto, é fundamental compreender que sua aplicação efetiva requer um trabalho abrangente no projeto como um todo, em vez de ser apenas uma prática isolada.

Ao absorver esses conhecimentos por meio da leitura, é possível obter vantagens ao utilizar a terminologia e o raciocínio corretos durante as reuniões de projeto.

Pessoalmente, após explorar as ideias apresentadas no livro, testemunhei uma transformação gradual em minha abordagem e comecei a considerar soluções de maneira completamente diferente.

Agradeço sinceramente por acompanhar até o final deste artigo.

Se quiser contribuir para que eu possa continuar produzindo mais conteúdos técnicos, sinta-se à vontade para me oferecer um café ☕️ através da plataforma Buy me a Coffee.

Seu apoio é fundamental para manter meu trabalho e contribuir com a comunidade de desenvolvimento.

--

--

Brenno de Moura 🏳️‍🌈

Software engineer with a passion for technology and a focus on declarative programming, experience in challenging projects and multidisciplinary teams